Periodontia

A Periodontia é a especialidade da odontologia que previne e trata das doenças dos tecidos de proteção e sustentação do dente, ou seja, da gengiva, osso e ligamentos que circundam os dentes. Dependendo da gravidade do problema periodontal, ele pode ser classificado como gengivite ou periodontite.
A principal causa da doença periodontal é a placa bacteriana, que é um acúmulo de bactérias vivas e de resíduos de alimentos que se depositam sobre os dentes quando não é realizada uma boa higienização bucal. Entretanto, existem outros fatores que podem agravar a doença como fumo, estresse, alguns medicamentos, mudanças hormonais, como no caso das mulheres durante a gravidez, diabetes e outras doenças que afetam o sistema de defesa do organismo.

Gengivite:

É a doença periodontal que se limita à gengiva, que inflama devido a presença da palaca bacteriana que se forma ao redor dos dentes e da gengiva. é de fácil tratamento. Normalmente, com uma visita ao dentista para profilaxia, uma correta escovação e uso do fio dental, a doença regride, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que sustentam os dentes ainda não foram atingidos. Se não for tratada, a gengivite pode progredir para periodontite.

Periodontite:

É a doença periodontal que atinge os tecidos de sustentação dos dentes. Nessa doença, o osso vai sendo reabsorvido devido à infecção.
A gengiva "descola" dos dentes, formando a chamada bolsa periodontal. Nesse estágio, por se tratar de algo mais grave, consultar o dentista é importantíssimo, pois se não tratada a tempo, a doença pode causar a perda dos dentes. Depois de tratada, escovar os dentes e usar fio dental corretamente ajuda a prevenir essa doença e manter a saúde bucal.

Os Sinais:

Quem tem doença periodontal dificilmente sente dor. Os principais sinais são:

a. Sangramento ao escovar os dentes e ao passar o fio dental;
b. Gengivas vermelhas e/ou inchadas;
c. Dentes amolecendo ou mudando de posição;
d. Mau-hálito constantes ou gosto ruim na boca.

O Tratamento:

Inicialmente o tratamento deverá ser feito pelo dentista. No caso da gengivite, a profilaxia, a escovação e o uso do fio dental regalarmente regridem a doença.
No caso da periodontite, deverá ser feito um tratamento mais profundo como a raspagem, e em alguns casos, dependendo da gravidade, poderá ser necessário tratamento cirúrgico. Deverá haver um controle rigoroso, tanto pelo dentista quanto pelo paciente, através da escovação e uso do fio dental.